Assim se faz uma lenda

Quando alguém começa a se tornar maior do que si mesmo em razão de suas façanhas, está cada vez mais perto de tornar-se uma lenda, um mito.

Marcelo Grohe deu esta noite, na vitória por 1 a 0 sobre o bom time do Barcelona de Guayaquil, os primeiros passos para entrar na galeria dos grandes goleiros da história do Grêmio, aqueles de quem se contam histórias que a cada repetição ganham maior dimensão épica.

Marcelo Grohe não apenas fez defesas memoráveis como contou com algo fundamental para qualquer pessoa, em especial para um goleiro: a sorte.

A sorte acompanha os bons, é o que dizem. Foi o que provou Marcelo Grohe nesse jogo que credencia o Grêmio a passar de fase na Sul-Americana, robustecendo suas credenciais para disputar o título, um título que garante vaga na Libertadores de 2013.

Mas não foi apenas Marcelo Grohe quem se destacou. Werley, que marcou o gol, foi bravo, seguro, mostrando que é realmente um zagueiro no qual se pode confiar.

Seus companheiros de zaga também corresponderam. Naldo foi até melhor que Vilson, um tanto afoito.

O lateral Tony levou dois cartões amarelos em jogadas de meio de campo e acabou expulso, quase comprometendo a vitória. Anderson Pico foi muito prejudicado porque o adversário explorou demais o seu lado. Melhorou com a entrada de Léo Gago, que ajudou a fechar o lado esquerdo. Pico por pouco não marcou um gol gol contra ao cabecear contra a própria trave.

No meio, Fernando e Souza merecem nota 10. Jogaram demais. Foram incansáveis. Elano é outro que se superou, não tecnicamente, mas na dedicação, no empenho, parecia um jogador nascido com a camisa do Grêmio colada ao corpo.

Na frente, Kleber e, principalmente, Marcelo Moreno, foram intensos. Moreno, nos minutos finais, foi heróico, atacante solitário, marcando a saída de bola do Barcelona.

A rigor, friamente, foi um jogo em que o Grêmio poderia ter levado uma goleada, o que mostra sua fragilidade quando perde um de seus meias, no caso, Zé Roberto.

Neste jogo, até Pará fez falta.

O Grêmio teve a sorte dos campeões. Mas sorte é assim, como bem sabem os jogadores compulsivos: sobra hoje, falta amanhã.

Para chegar ao título, o Grêmio precisa melhorar, o que pode acontecer quando Luxemburgo tiver melhores alternativas para mexer na equipe, como Facundo Bertoglio, Júlio César e até os jovens Wangler e Misael.

BRASILEIRÃO

O Atlético Mineiro parece mesmo que chegou ao seu limite e agora começa a retroceder. Levou 2 a 1 do Flamengo, com a torcida carioca pegando no pé de RG. Tivesse vencido, o time mineiro livraria boa vantagem em relação ao Grêmio. Mas estancou.