Exclusivo: os arquivos implacáveis de Antônio Augusto

Criador do plantão esportivo na Rádio Guaíba nos anos 60 – a emissora era líder absoluta de audiência – e até hoje reconhecido como o melhor do país, Antônio Augusto tinha um carinho muito grande pelo arquivo que construiu ao longo de sua trajetória no rádio gaúcho. Um trabalho de formiguinha, minucioso, detalhista, obstinado.

Hoje, Antônio Augusto, falecido em 2015, teria 79 anos. Dos quais, mais de 20 trabalhando na Guaíba, onde se consagrou nacionalmente. Gente todo o país ouvia a Guaíba, muito por causa do Totonho, como era chamado nos corredores do histórico prédio da Caldas Júnior. Nos anos 90, escreveu a coluna A Bola Parou, no Correio do Povo, foi quando nos tornamos mais próximos. Trabalhou posteriormente na rádio Gaúcha e na Band.

Depois de largar as jornadas esportivas, Antônio Augusto levou seu programa para a Rádio Pampa, onde finalmente assumiu seu lado tricolor. Foi aí que o gremista passou a usar o microfone para criticar a postura da “imprensa vermelha”, inclusive dando nome aos bois, interagindo com os ouvintes – praticamente todos gremistas.

Sinto saudade desse tempo. Seguidamente, ali pelas 21 horas, ele me ligava para saber se poderia conversar com ele ao vivo no programa, o que acontecia normalmente depois das 22 horas. Então, eu ia para a sacada da editoria de esportes, e ficava uns 15 minutos batendo um papo com Antônio Augusto, que me provocava para citar “os vermelhos da imprensa”, e eu me esquivava.

Hoje, não tenho nenhuma dúvida de que Totonho é o primeiro combatente em defesa do Grêmio e contra os jornalistas que ele identificava como colorados, e que hoje fazem parte da IVI, sigla criada pelo cornetadoRW. Nessas horas Antônio Augusto fazia jus a outro apelido que ganhou na Guaíba: onça.

Em seus últimos anos de vida, Antônio Augusto se divertia conversando com seu público, com os amigos gremistas, sempre lançando farpas nos “vermelhos”.

Sim, Antônio Augusto foi pioneiro nesse combate, antecedendo RW. Pena que os dois não conseguiram unir forças. Seriam imbatíveis, um na internet e outro ao microfone com aquele vozeirão que anunciava ‘tem gol’, bordão que até hoje é repetido por aí.

Bem, o motivo desse artigo é homenagear o velho companheiro e também revelar ao público imagens do seu “arquivo implacável”, cedidas pelo meu amigo André, um de seus filhos e, claro, gremistão.

São centenas de cadernos com anotações de jogos do Grêmio, como os dois publicados aqui e agrupados em armários como os das fotos.

Um acervo precioso que conta uma grande parte da história do Grêmio e do futebol gaúcho.

 

Se gostou, compartilhe!

  • João Batista Silveira

    Ilgo, e as imagens?

    • Ilgo Wink

      tudo certo agora

  • th_albornoz

    Esses arquivos mereciam ser ‘escaneados’ e ficarem disponíveis para o público. Iam ser uma fonte preciosa para pesquisas. Alguém se candidata?

    • Marcel Melez

      amigos, sou arquivista, poderíamos fazer um bom trabalho em pesquisa/preservação desse acervo. só de ver essas imagens que o ilgo nos mostrou fiquei maluco aqui!

      • Ilgo Wink

        vou falar com a família dele sobre tua ideia

        • Marcel Melez

          bah ilgo, seria muito legal. Dá pra fazer um baita trabalho com esse acervo.

  • Adriano Lemmertz

    Bah, perda irreparável… não dormia sem acabar de escutar o plantão das multidões. Totonho figura gremista ímpar, atacava os urubulinos, abria espaços para gremistas de coração (particularmente gostava muito da Rosa Foresti), batia nos diretores corruptos, enfim, uma perda irreparável… Abria comparando títulos nossos e do rival, merecia ter vivido mais para ver os vermelhos rebaixados! Descanse em paz Antônio Augusto! Parabéns Ilgo pela homenagem! Sds tricolores!

    • Onanis Santos

      É verdade seria hilário a alegria e os comentários irônicos do Totonho sobre os rosas na B, uma pena. mesmo.

  • Rezende

    Implacável foi a derrota dos vermelhos arrogantes hoje.
    Não sei por que cargas d’água resolvi ouvir o sala de babação nesta terça e foi um show de arrogância carmin comandado pelo gordo mortadela cada vez mais babaquinha.
    Fazendo já planos para 2018, perguntando se Gordiolla era ou não técnico para o Inter ano que vem, Salmão Legado voltando ao Inter muito melhor que os outros e x rodadas para ser campeão matematicamente, contando como campeão antecipado da segundona com o OVO ainda em trânsito no cu da galinha e fazendo piadinhas com o terceiro lugar do Grêmio e projetando Luan como um novo Ronaldinho.
    Fiquei tão motivado que fui secar o jogo contra o Paraná e TOMA, um a zero na cabeça dos açodados da Gaúcha fardada com lenço Maragato no pescocinho…
    Gol de Iago Maidana SOZINHO no meio da tal zaga de reservas vermelha que era o tal pequeno detalhe que esqueceram, santa e justa coincidência esmagando a cabeça dos patetas da ivi da Ipiranga…
    LINDO…

    Agora é torcer para o América-MG ganhar na sexta-feira do Santa Cruz em Recife para diminuir a diferença e a marra dos segundinhos gaúchos.

    • Deny Camargo

      Deixa eles acharem que têm um time forte. Quero mais é que mantenham esse time que jogou a B ano que vem. Vão ser o Vasco do RS. Sobem num ano, caem no seguinte…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Concordo, Deny, e fico torcendo muito para a ”RBZELOTES” continuar maquiando tudo e pensando que eles tem um time de A na B e que é só subir para voltar para o ”lugar de onde nunca deveria ter saído”, pois se eles jogarem essa bolinha de sagu aí ano que vem, estarão pastando o ano inteiro NA ZONA de novo e nem o Tite, Guardiola e Mourinho resolveriam o problema, e haja rombos.

        A IVI não sabe que um rebaixamento não acontece em apenas um ano, uma gestão, ou porque tiveram ”azar” em algumas decisões administrativas, pois tudo isso começou naquele Mazembaço onde ”aquilo” foi apenas um aviso, mas a soberba, empáfia, bravatas, soberba e eterna arrogância vermelha contagiou as mídias de Porto Alegre e ainda pensam que é ”só voltar”. Aguardemos, pois o ano de 2030 é logo ali e 13 anos passarão rápido dimoaaaaaiiiiisssss (kkkkk) ….. !!!!! Oremos ….. !!!!!

        HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM E HÁ MALAS QUE VÃO À BELÉM

  • Rezende

    E no Torcedômetro do “Movimento Para Um Futebol Melhor”, na atualização de Outubro, o Grêmio ultrapassou o Corinthians e passa a ser OFICIALMENTE o Clube Brasileiro com maior número de Sócios do BRASIL: 125.572 sócios.

    Aguardo ansiosamente (sentado para não cansar muito) as manifestações da ivi e de figurinhas colonistas como Zini, Diogo Pipoca, Hiltor Monbach e outros menos votados que por anos espicaçaram o tricolor com os números inflados, com e para cachorro, de sócios do tal Barcelona dos Pampas líder do BRASILEIRÃO …………………………………………………………………………….da série B, antiga SEGUNDONA inferno gremista…

    Este vai ser um golpe DURÍSSIMO para eles assimilarem, a previsão meteorológica do “tempo jornalístico esportivo gaúcho” (ivi) para o mês de Outubro aponta que o tema recorrente “A Arena do Grêmio não enche/não tem alma” em breve voltará a estar em FORTE ALTA na agenda negativa da ivi…
    Daqui a uns 10 dias, lá pelo dia 11 esta frente fria deve entrar FORTE em pauta para recepcionar o Cruzeiro em Porto Alegre…
    Esta aposta não paga nem 10 reais…

    A direção do Grêmio poderia fazer uma GRANDE PROMOÇÃO (se a OAS deixasse) para comemorar mais este grande feito do grêmio e da nossa torcida enchendo a ARENA (com ingressos mais baixos) e o Renato poderia aproveitar este EVENTO e escalar um time FORTE, armado e orientado taticamente para GOLEAR IMPIEDOSAMENTE o Cruzeiro do nojentinho Mano Menezes…
    Quem sabe ASSIM se desculpar DE VERDADE perante a torcida Gremista pela perda idiota da Copa do Brasil de 2017 para aquele timinho covarde do Mano Menezes.

    ISTO SIM seria uma coisa para MOTIVAR E MUITO a torcida Gremista…
    Fica a DICA…

    • Ilgo Wink

      Gostei do ‘nojentinho’, perfeito

    • Fernando Klassmann

      Para quem não tem acesso ao ranking, está atualizado neste link:
      https://www.meutimao.com.br/torcedometro/

      • Fábio Viana

        Destaque para o Inter, que desde a queda para a B, mantém exatamente a mesma quantidade de sócios em 2017.
        Incrível.

        • Cinco Muito

          Só eles acreditam huahuahuahuahua

      • Ancião Imortal

        Esse link aí é fajuto, tendencioso! O correto, oficial, é este: http://www.futebolmelhor.com.br/

        • Fernando Klassmann

          Mas é o mesmo ranking, são os mesmos valores. Apenas está organizado em uma tabela, enquanto na página do Futebol Melhor tem que rolar para ver todos os clubes.
          Apesar de ser do Corinthians, esse ranking é sério… hehehe

          • Ancião Imortal

            Amigo, que bom que mantemos o bom humor. Nas famosas “medias sociais” isso tem sido raro ultimamente. O pessoal adora uma treta (como dizem os menos antigos.)

          • Fernando Klassmann

            Abraço!!!

    • th_albornoz

      Nem vai demorar muito. Hoje o Mortadela já voltou a agourar a renovação do Luan, a ZH fez uma looonga matéria agourando a renovação do Fernandinho… mais uns dias e eles já entrevistam Aranha, Assis, Ronaldinho e alguém da ISL.

  • Fábio Viana

    Antônio Augusto é pura nostalgia.
    Indo para o Olímpico nas tardes de domingo ensolaradas, de preferência para um Grenal, com o ouvido no radinho escutando as estatísticas dos jogos e as informações da rodada. Durante o jogo surgia aquela voz inconfundível com o, “Tem Gol”. No pós jogo, voltando pra casa, ouvia Totonho passando a limpo a rodada.
    Que saudade daquele tempo.

    Ouvia o programa dele na Pampa quase todas as noites voltando da faculdade. Que música que nada, o bom era ouvir as cutucadas na IVI, em um programa super descontraído e leve. O único programa de rádio que fui ouvinte assíduo.

    Totonho faz muita falta.

    • Detective

      Eu também, Fábio… só ouvia o Antônio Augusto. Gremista de verddade, não justino. Pena que só ficam as lembranças. Sinto falta dele também. Lembro do meu falecido pai.

    • Onanis Santos

      kkkk, de leve nao tinha nada. Até palavrao ele falava no ar dizendo que dava vontade de largar tudo de mao, visto que praticamente ele trabalhava sozinho no desenvolvimento do programa. Quando acabou o programa fiquei com depressao mas era uma coisa que estava na iminencia de acontecer. As vezes me irritava com ele porque era muito reclamão, com razao, eu sei, mas ficava um clima pesado pois tinha medo que ele poderia ser dispensado a qualquer momento acabando o programa.

      • André fred

        Onanis, na verdade, ele jamais teve medo de sair de alguma rádio, pois jamais dependeu financeiramente de rádio para viver e nos proporcionar uma bela vida. Tanto é … que na Gaúcha, eu tive o maior prazer da minha vida em ouvi-lo mandar um tal de Pedro Sirot…… ir tomar num tal lugar, POR TELEFONE, e se desligou do grupo. Ele realmente estava cansado da falta de estrutura da rádio, cansado do amadorismo e a falta de profissionalismo da imprensa em geral. Mas era a cachaça dele. Imagina manter por anos um programa de esporte numa rádio nanica sem equipe de esportes????? abraço

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          André, teu saudoso pai era muito admirado e muito competente. Que saudades daquele vozeirão no Plantão Esportivo ou entrando nas transmissões com o seu: ”tem gol”.
          Hoje, só lembranças e muita saudade.

        • Onanis Santos

          André, sabemos disso que ele trabalhava nas rádios pq era essa a sua vida e nao pelo lado financeiro por isso acho que houve um paradoxo na vida do Totonho: largo dessa esculhambação e vou curtir os netos ou fico triste em abandonar a minha cachaça que era a latinha. Coincidência ou não ele faleceu não muito depois de seu afastamento definitivo das rádios do RS. Será que não foi por desgosto a exemplo do Cândido Norberto???

          • André fred

            Onanis, o velho estava muito feliz … ficou um pouco triste da forma como foi feito, mas ele e a velha pegavam cinema de segunda a segunda. Estava curtindo muito ver futebol em casa, à noite. Foi fatalidade mesmo. Abraço

  • Deny Camargo

    Grande figura o Antônio Augusto. Um dos poucos gremistas na imprensa.
    Ps: Ilgo você sabe dizer qual a razão da desavença que havia entre ele e o Haroldo de Souza? Algo me diz que tem relação com cores clubísticas, mas gostaria de saber…

    • Ilgo Wink

      eu sei a história. mas em princípio nada a ver com cores clubísticas. Mais na linha da ingratidão, etc

  • Guilherme

    Adorava ouvir o Totonho na Rádio Pampa, e o fazia quase todas as noites. Tinha as Escolinha ‘1’ e ‘2’ que eram compostas por 4 ou 5 sócios/conselheiros gremistas. Era imperdível o Programa do Totonho. Depois ele começou a se aborrecer com as orquestrações que começaram a fazer contra o seu programa que, mesmo sendo líder de audiência e por isso incomodava muita gente, botaram colorados a apresentar programas antes ou depois do seu. Não sei se foi ‘obra’ do Paulo Sérgio Pinto ou do Sr. Gadret mas lembro que o Totonho espumava quando colocaram o Vidarte a fazer um programa antecedendo o dele. E tinha razão o Totonho porque esse Vidarte não vale nada, assim como muitos da mídia gaúcha, e não por serem colorados mas sim porque são péssimos profissionais. Não à toa uma das cabines de rádio da Arena foi batizada com seu nome. Saudades do Totonho.

    • Detective

      Perfeito comentário. A I.V.I. em bloco não vale nada, mesmo. Lembro de ouvir o querido Totonho na Guaíba, junto com o meu pai, no apartamento de minha avó, no Menino Deus, ao entardecer, quase noite, quando ele tinha um comentário diário. Até os treze anos tive esta oportunidade… depois o ouvia sozinho e as lembranças de meu pai se misturam às do Antônio Augusto…

  • André fred

    Aos amigos, uma boa recordação do meu pai.
    http://globoesporte.globo.com/rs/videos/v/radialista-antonio-augusto-dos-santos-e-sepultado-em-porto-alegre/4089717/

    Abraço a todos e obrigado pelo carinho, principalmente para o meu amigo Ilgo “alemão” Wink, como ele o chamava

  • Onanis Santos

    Achei que seria alguns programas gravados na radio pampa por alguem.

  • Eder
    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Bela reportagem da ESPN, Eder, Felipão promoveu, Roger o escanteou e o ”Painato” o revelou. Interessante.
      É visível que mesmo com críticas constantes (as vezes burras demais), à partir de dezembro de 2014 as coisas evoluíram na base do clube, pois surgiram vários nomes como Luan, Wallace, Ramiro, Pedro Rocha que foi recuperado pelo Renato, Arthur, isso falando apenas nas revelações que já confirmaram.

      Aí, vem uma turma com capacidade que tiveram chances, faltam confirmar, e ainda ”patinam” um pouco como Éverton, Thyere, Jaílson, Patrick, Jean Pyerre, Machado, Dionathan ….. e algumas mentiras como Bressan, Iago, Bitecos, Mamute, Lucas Coelho, Marcelo Hermes, JR Tavares, Lincoln entre outros. Siga la pelota.

  • Rezende

    E hoje divulgam a informação que Douglas rompeu novamente o MESMO ligamento, será operado outra vez e está fora da temporada… SE é verdade não sei o Grêmio não fala oficialmente no assunto…
    Só não ficou claro se foi durante o de triste fama treino da Lipoaspiração recomendada por Renato em Agosto ou foi posteriormente…
    Depois eu digo que o DM do Grêmio é tosco, incompetente e amador e os chapas brancas ficam iradinhos…
    O zagueiro Gabriel que o diga, a fotinho dele está lá no site do Grêmio até hoje… Como zagueiro do grupo principal…

    ESPERO, que o Grêmio DESTA VEZ, CONTROLE EFETIVAMENTE o seu “atleta” durante sua “recuperação” de modo que ele não volte para aos treinos para a temporada de 2018 com mais de 150 kilos…
    E rompa os ligamentos do seu joelho por uma terceira vez…

    2017 foi ano sabático e domingático para o Douglas…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Rezende, mas teve um sábio daqueles chapa branca que escreveu aqui em fevereiro, março, abril, etc, que a carreira do Douglas havia acabado em fevereiro 2017 exatamente por causa da vida desregrada que ele leva que o fazia jogar apenas de 30 a 40 minutos por jogo quando estava com o joelho ”inteiro”, e que ele não voltaria mais a jogar futebol.

      Muitos por aqui acreditaram nisso devido o histórico sofrível dele e até ”lamentavam” que ele não levava cartões, não se machucava, e você: sinceramente acredita ainda numa volta do Douglas, um ”ex-atleta” ?????