Grêmio consegue complicar classificação na CB

Não sei o que é mais revoltante, se a derrota diante do Criciúma – eu disse Criciúma – em plena Arena, ou a satisfação de alguns gremistas, que querem ver o time focado no Brasileirão sem nenhuma chance de título e/ou na Sul-Americana com suas viagens longas e desgastantes enquanto disputam a competição nacional sabe-lá em que situação mais adiante.

A derrota por 1 a 0, num raro lance de ataque dos catarinenses, pode ser revertida. Esse Criciúma é ruim, é um time que pediu para ser goleado. E não escaparia de uma derrota, talvez até por goleada, se a pontaria dos meias, laterais e atacantes do Grêmio não fosse tão ruim. Foram chutes péssimos de média, curta e longa distância. E quando houve acerto no belo gol de Pedro Rocha – talvez o melhor do time nesta noite -, um bandeirinha pouca prática tratou de anular, marcando impedimento. Se corrigir a pontaria com muito treinamento o Grêmio liquida o tigre na próxima terça.

Restou, ao menos, uma lição desse jogo frustrante para os gremistas que vislumbram na Copa do Brasil a melhor oportunidade de título ainda neste ano: a prova de que o Grêmio não pode ambicionar nada enquanto não tiver alguém com mais competência para fazer gols, aproveitando as inúmeras situações de ataque que são criadas desde a chegada de Roger Machado. Cabe à direção tomar providência imediata para contratar um atacante experiente, goleador.

Se possível, cabe à direção também manter Rodolpho, embora isso seja tão difícil quanto continuar na Copa do Brasil depois da decepcionante atuação diante do tigre catarinense. Um tigre cometeu o crime. Vamos ver como se sai o outro, o mexicano.

Por fim, meus parabéns a todos os gremistas – felizmente, não muitos – que torceram de ‘sangue doce’, pouco se importando com o resultado, alguns até torcendo pela eliminação da Copa do Brasil porque acham que a Sul-Americana é mais fácil. Sim, há quem pense dessa forma. O futebol é empolgante também por isso: aceita tudo.