Grêmio vence com atuação convincente

O Grêmio venceu o Nacional, em Montevidéu, por 1 a 0. E isso é o que interessa.

Teve problemas, sem dúvida. Mas além de vencer, passou praticamente o jogo todo controlando o adversário, que só levou perigo em alguns contra-ataques.

O Grêmio parecia o time da casa.

Méritos do Grêmio, que manteve o padrão de jogo introduzido pelo Renato.

Agora, como escrevi anteriormente, o Nacional – e o Penarol – disputariam o Brasileirão para não cair.

O Nacional é um time mediano, esforçado, aplicado taticamente, e fica por aí. Agora, vacilou, faz gol e pode até vencer uma equipe superior tecnicamente.

No final, o Grêmio se complicou um pouco, o que é natural. No lance mais polêmico, no finalzinho, Barcos errou em bola ao tentar afastar na cobrança de escanteio. A bola pererecou na área e ele, Léo Gago – eu falei que ele acabaria jogando – afastou, impedindo o gol.

No rebote, um uruguaio aparou de fora da área e Barcos saltou em sua frente. A bola bateu no braço direito de Barcos, dentro da área.

O juiz marcou fora.

Os secadores todos, inclusive o isento – entendam como quiserem – Carlos Simon, fizeram questão de dizer e repetir que houve pênalti.

Não ouvi os comentários finais, mas devem ter enfatizado esse erro da arbitragem, que, aliás, foi dura com o Grêmio na aplicação de amarelos.

DESTAQUES

Edinho foi o melhor do Grêmio. Cometeu erros, como todos os demais. Mas ele foi um gigante diante da área. Ao lado dele, destaco o Riveros, um trabalhador incansável, silencioso, e sempre presente.

O gol foi quase uma ironia. Na falta de ataque, o volante Ramiro foi ao fundo, ergueu a cabeça e viu na área os volantes Zé Roberto e Riveros. O paraguaio cabeceou certeiro, preciso, gol.

Ah, para não dizer que o ataque de asma não participou, o passe para Ramiro foi de Barcos, o Lento.

Urge a contratação de um homem de área.

Gostei também de todo a linha de defesa. Wendell passou pela prova e só tende a crescer.

O mesmo em relação a Luan, que teve alguns momentos no jogo. São os guris amadurecendo e nada melhor que isso aconteça com vitórias.