Japonês acertou no lance do pênalti

Pois eu vi pênalti contra a Croácia. O juiz japonês acertou ao marcar falta sobre Fred. Vi a infração no momento em que ela ocorreu e depois confirmei na repetição.

Sei que estou remando contra a maré. Podem me chamar de soldadinho do passo certo. Mas eu estou aqui para escrever o que penso, não para fazer média.

Descrevo o lance da forma como o vi ontem, na hora do jogo – só voltei a ligar a TV hoje a tempo de ver o México sendo garfeado:

A bola foi cruzada da direita. Fred disputou com dois zagueiros. Foi puxado no braço esquerdo por um deles, o número 6, Lovren. Não foi um puxão tão forte a ponto de derrubar um atleta do porte do Fred, mas foi um puxão que prejudicou a sua tentativa de pegar a bola.

Se o puxão não ocorresse, as chances de Fred seriam maiores nesse lance.

Portanto, foi uma infração que o juiz assinalou prontamente. O juiz não tem ‘medidor de intensidade’ de puxão ou empurrão. Ele viu o zagueiro puxando o Fred, e isso realmente aconteceu.

É claro que o Fred, malandro véio, ao perceber que não chegaria na bola primeiro depois do puxão, jogou-se de costas. Ao mesmo tempo, o zagueiro croata ergueu as duas mãos, num gesto  que defino como uma confissão de culpa de quem comete faltas, e isso está disseminado há tempo no futebol. O infrator dá um empurrão ou puxão e automaticamente levantas as duas mãos para o céu. Se eu fosse juiz, sempre  me guiaria por esse gestual auto-incriminador.

Curioso é que o autor da infração só correu para reclamar depois que meio time croata cercou o juiz.

Eu, como alguém indiferente à seleção brasileira – torço mesmo é pelo Grêmio – e que no caso atual ainda se posiciona contra, poderia vir aqui e escrever que realmente o juiz errou, que o Brasil mais uma vez foi favorecido pela arbitragem, algo corriqueiro em Copas do Mundo como todos já sabem.

Aliás, no post anterior eu previ que mais uma vez o Brasil teria favorecimentos dos homens de preto. Então, se eu fosse oportunista estaria agora destacando que acertei. Os favorecimentos vão acontecer, mas não penso que este seja o caso.

Nesse aspecto, Camarões ganhou do Brasil. O México precisou fazer três gols para valer apenas um.

Sobre o jogo em si, Brasil 3 x 1,  a Croácia soube explorar os contra-ataques, em especial pela direita, de onde saiu o seu gol. Depois, Felipão acertou a marcação e fechou a avenida Daniel Alves.

Os croatas reconheceram a superioridade do Brasil, em especial pelo fator torcida. Jogaram fechadinhos, mas como alguns de seus jogadores têm muita qualidade, contaram com contra-ataques perigosos. A Croácia não teve dois ou três titulares.

O resultado mais justo seria um empate. O Brasil até pode ser campeão, mas terá de melhorar bastante.

LOTECA

Eu tinha tanta certeza que o Brasil não venceria que fiz aposta dupla no jogo 1 da Loteria Esportiva – aliás, há mais de ano que não apostava na loteca. Então, apostei na Croácia e no empate. Estou fora da disputa logo no primeiro jogo. Parabéns pra mim.