O filmezinho colorado

Está aí uma guerra que promete não ter fim.

Depois de receber a parabenização do Grêmio por seu o segundo clube do RS a conquistar o bi da Libertadores (um anúncio que seguiu o padrão de anúncio anterior do Inter também provocativo), o Inter ataca agora com um vídeo, que já está disponível no site colorado e será veiculado em rede nacional (sobra dinheiro no Beira-Rio!).

O filme mostra mostra torcedores de vários times (não identificados). A referência ao Grêmio, sutil como um elefante numa loja de cristal, é a seguinte: ”Paulo, 14 anos. Nunca viu seu time ganhar uma Libertadores.” Vestido de azul e preto, o adolescente aparece sentado em uma escadaria com o semblante triste. Para finalizar, a sequência do vídeo mostra um garotinho e a frase: “Luizinho, quatro anos. Já viu seu time ganhar a Libertadores duas vezes.”

Está aí um negócio inteligente, brincalhão e provocativo. Quem está por cima agora é o Inter, e está no seu direito revidar mais de duas décadas de expectativa de um título do porte da Libertadores. O Grêmio foi campeão em 1983, e o Inter chegou lá somente 23 anos depois.

Na redação do CP conheci jovens colorados que só viram o Inter vencer uma Libertadores depois de formados em jornalismo. É triste, sei que doeu muito. Não fosse assim, o Inter não faria esse tipo de filme, que, além de bem-humorado, reflete uma dor profunda que nunca será realmente curada.

Afinal, por bem ou por mal, aconteça o que acontecer, os gremista sempre poderão dizer:

– A primeira Libertadores conquista pelo futebol gaúcho pertence ao Grêmio.

Agora, isso serve apenas para provocações e brincadeiras, porque o que realmente importa é o presente. E aí…

SAIDEIRA

Vamos ver o que dirão agora os colorados que tanto criticaram a propaganda do Grêmio dias atrás.

Como diz o Lauro Quadros, a banca paga e recebe.