Não dou muita bola para estatísticas no futebol. O melhor isso, o pior aquilo, etc. Na falta de assunto até que vale para preencher espaço. Mas tem alguns levantamentos que servem para provocar.
É o caso do ranking divulgado nesta segunda-feira por um site holandês que elegeu os 10 melhores técnicos de futebol do mundo.
Adivinhem quem está na lista: sim, ele mesmo, Renato Portaluppi.
Antes que alguém se apresse em atacar o Football World Ranking, quero informar que esse site é muito conceituado na Europa pela seriedade de seu trabalho de avaliação de técnicos e jogadores, entre outras coisas.
O treinador gremista ficou na frente de grandes nomes no cenário mundial do futebol, como Zinedine Zidane (Real Madrid) e Diego Simeone (Atlético de Madrid).
Posso ouvir ranger de dentes aí do outro lado, diante da tela, mas percebo muito mais sorrisos de aprovação.
Os antirenatistas, entre radicais furiosos e moderados, vão ter de dormir com essa, na véspera de um jogo decisivo da Libertadores, contra o Universidad Catolica, na Arena, às 19h15.
O Grêmio é favorito. Por isso, Renato deverá somar mais uns pontos no ranking e quem sabe não se aproxime mais da liderança ao final da temporada pandemônica. Alguém duvida?
Gallardo, que está em segundo lugar no ranking, talvez estivesse abaixo de Renato se o River Plate não tivesse sido tão beneficiado na decisão de Libertadores de 2018 contra o Grêmio.
Confira a lista completa do site Football World Ranking:
- 1º – Jurgen Klopp – Liverpool
- 2º – Marcelo Gallardo – River Plate
- 3º – Jorge Jesus – Benfica
- 4º – Maurizio Sarri – Sem clube
- 5º – Ernesto Valverde – Sem clube
- 6º – Pep Guardiola – Manchester City
- 7º – Renato Portaluppi – Grêmio
- 8º – Tuchel – PSG
- 9º – Diego Simeone – Atlético de Madrid
- 10º – Zinedine Zidane – Real Madrid