Assim como existem ‘dois brasis’, como aponta o resultado da recente eleição, há dois grêmios: o Grêmio que joga em sua casa, onde é um leão, e o Grêmio que, fora de seu reduto, é um gatinho. Um gatinho rom-rom, de unhas aparadas para não machucar ninguém mesmo.
O primeiro tem feito alguns jogos que chegam a entusiasmar sua torcida, que por vezes até vislumbra em campo um pouco daquele time que encantou o país e conquistou títulos como a Copa do Brasil e a Libertadores. Um time que só não fez mais porque encontrou pela frente arbitragens suspeitas como voto que não é impresso.
No jogo desta noite, na Arena, tivemos a ratificação desse preceito. O Grêmio detonou o CSA, que deve estar festejando o fato de ter escapado de uma goleada estrondosa. O placar de 2 a 0 não diz o que aconteceu em campo.
Aguarda-se, agora, nova decepção no próximo jogo que for realizado. A versão gatinho desse time de Renato Portaluppi vai preponderar?
Espero que não. Espero que o Grêmio atual consolide um estilo, uma característica, uma mecânica de jogo mais ou menos como era Grêmio que me dá saudade (escorreu uma lágrima aqui) e que muito provavelmente não tornarei a ver. Talvez lá em cima, ao lado do Koff, do Dourado, do Espinosa, entre outros gremistas ilustres, que hoje devem estar se revirando, tanto pelo futebol do time como e principalmente pelo rumo que está tomando a eleição no clube.
Sobre o jogo: os gols foram de Lucas Leiva e Diego Souza, ambos de cabeça. O primeiro, cruzamento de Edilson; o segundo, de Diogo Barbosa, que está jogando bem sob o comando do mestre em lapidação. Foi uma jogada bonita, que lembrou o grande time armado por Renato.
A propósito, vamos ver o que ele, o Midas, consegue com Guilherme, que saiu vaiado de campo (um exagero e uma injustiça). Guilherme se esforça e tem potencial.
Já o Biel cresce a cada jogo. Ele ainda comete alguns erros, mas de um modo geral está bem e se consolida como titular. Parece que custa 2 milhões de dólares. Vale.
Com mais quatro pontos o Grêmio se classifica, dizem os matemáticos. Que bom, objetivo atingido.
Ah, o próximo pesadelo tem dia e horário definidos:
sábado, dia 8, às 16h30, em Londrina.
O blog estará lá representado pelo Copião de Tudo.