Em busca de afirmação no G-4 e motivado com a derrota do Botafogo por 2 a 1 – resultado excelente para aqueles que ainda acreditam em título -, o Grêmio foi determinado pra cima do Cuiabá. Venceu ao natural por 2 a 0, com alguma dificuldade nos primeiros minutos – o estreante Caíque salvou o time com uma grande defesa -, e avisou que pretende se manter no G-4.
Mais que isto, sinalizou não desistiu da briga pelo título, conforme afirmou o técnico Renato Portaluppi ao final da partida:
-Enquanto tiver chances a gente vai atrás.
E não poderia ser outra a posição do comandante do time. Eu posso largar a toalha, não os profissionais. Ainda mais agora que o Botafogo dá sinal de que não é imbatível, abrindo espaço para outros concorrentes. O Grêmio entre eles.
Aviso aos antirenatistas: o técnico à beira do gramado foi Renato Portaluppi, não seu fiel auxiliar, o Alexandre Mendes. Essa turminha estava preparada para cornetear o técnico tricolor em caso de um resultado negativo, dizendo o técnico gremista deveria ser o Alexandre.
E outra: tem um articulista aí na praça que só cita o nome de Renato na análise do jogo quando o Grêmio perde e/ou joga mal. Hoje, com a vitória e a atuação sólida mais uma vez com show de Suarez, ele omite o nome do líder gremista. Já li o que ele postou em seu espaço. Estou de olho.
Sobre o jogo, o Grêmio repetiu o que vem fazendo em cada começo de partida: joga mal os primeiros minutos e aos poucos vai assumindo o controle. No primeiro tempo, nesse período inicial, Caíque salvou o time na única grande chance do Cuiabá no jogo.
No segundo tempo, de novo sentiu a pressão inicial do adversário, que voltou do intervalo disposto a buscar o empate. Depois, foi controlando a partida, que transcorreu sem maiores sobressaltos.
Destacando mais uma vez o uruguaio Suarez, que brindou o público na Arena com alguns lances de craque, como o balãozinho dentro da área no defensor, com o goleiro evitando o gol.
E foi Suarez quem abriu o placar, recebendo passe precioso de Pepê, numa roubada de bola de Reinaldo. O segundo gol teve a participação de Galdino. Ele, que recém havia entrado, cabeceou e a bola rebateu em Rikelme e entrou. O gol deu mais tranquilidade ao time, e à torcida, claro.
Com a vitória, o Grêmio chega aos 39 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo, que tem um jogo a mais que o tricolor.
Brasileirão – 22ª rodada
Grêmio 2
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Everton Galdino), Pepê (Gustavo Martins), Cristaldo (Luan); João Pedro Galvão (Ferreirinha) e Suárez (Iturbe).
Técnico: Renato Gaúcho.
Cuiabá 0
Walter, Matheus Alexandre, Allyson, Alan Empereur e Rikelme (PK); Felipe Augusto, Lucas Mineiro (Fernando Sobral) e Denilson (Ronald Lopes); Cappelini (Derik Lacerda), Deyverson e Wellington Silva (Jonathan Cafu).
Técnico: Antônio Oliveira.
Gols: Suárez (29min/1ºT) e Rikelme (14min/2ºT, contra).
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ).
Público: 37.304 pagantes.
Cartões amarelos: Rodrigo Ely e Everton Galdino(G); Lucas Mineiro (CUI).
Local: Arena.