“Em mais um lance ousado, o técnico Renato optou por Nathan para começar contra o desesperado Corinthans. Com isso, quem ficou desesperado mesmo é boa parte da torcida tricolor, como se percebe nas redes sociais.
Em princípio, um desatino do treinador. A favor dele, a perda recente de Bitello, negociado, e Carballo, lesionado, o que torna difícil compor um meio de campo realmente competitivo e de qualidade. Mas, Nathan? ??”
O texto acima foi publicado meia hora antes de Corinthians 4 x 4, um placar tão estrondoso, e injusto, quanto o pênalti não marcado pelo homem do apito.
O juiz Wilton Sampaio, que representou a arbitragem brasileira na última Copa do Mundo, o mesmo que não assinalou três pênaltis a favor do Grêmio num Grenal, livrou o poderoso Corinthians de uma provável derrota.
Quero ver como vão agir os árbitros quando um defensor dentro da área erguer um braço escandalosamente e desviar a trajetória da bola, que inclusive tinha a direção da goleira. Foi um lance de pênalti claro, indiscutível.
Sem clubismo, alguma coisa precisa ser feita em relação à arbitragem. O juiz sequer pediu o VAR, muito provavelmente para não ver a infração. Alguém já disse que ‘o coração não sente o que os olhos não vêem’, algo assim.
Uma vergonha!
Sobre o jogo: Renato criou em cima da escassez e conseguiu fazer um time competitivo. Até Nathan, aposta do treinador, deu boa resposta, inclusive fazendo o primeiro gol, para surpresa e alegria do torcedor. Em seguida, Cristaldo ampliou.
Alegria de pobre dura pouco. Em seis minutos, o Corinthians virou.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com o sempre criticado Galdino e Ferreira. Logo em sua primeira bola no ataque, Galdino, em sua única jogada, foi para o meio e deu uma paulada com o pé esquerdo. Galdino, um bom reserva.
Ferreira pouco acrescentou, para alegria dos que querem vê-lo longe.
Agora, quem deve, e merece muito, ir pra longe é esse juiz. Alguma providência deve ser tomada pela CBF.
Uma entidade que se preocupa com os centímetros não pode ficar omissa neste momento.
Sim, eu sei que não vai dar em nada.
E o protesto do Renato:
O BRASIL TODO VIU ESSA VERGONHA
Campeonato Brasileiro 2023 – 15ª rodada (jogo atrasado)
Corinthians 4
Cássio; Fágner, Caetano, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; G. Moscardo (Giuliano), Renato Augusto, Maycon (Cantillo) e Matías Rojas (Mosquito); Pedro (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Grêmio 4
Gabriel Grando; Fábio, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan (Galdino) e Cristaldo (Ferreira); J.P. Galvão (André Henrique) e Suárez (Luan). Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Nathan (24min/1°T) Cristaldo (26min/1°T) Fábio Santos (44min/1°T) Lucas Verissimo (50min/1°T) Yuri Alberto (51min/1°T) Galdino (06min/2°T) Suárez (12min/2°T) Giuliano (22min/2°T)
Cartões amarelos: Fábio Santos (Corinthians) Kannemann (Grêmio)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistente: Bruno Boschilia (PR)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Local: Neo Química Arena, São Paulo