Com duas grandes defesas de Gabriel Grando nas cobranças de pênalti, o Grêmio venceu o Bahia por 4 a 3 (1 a 1 no tempo normal) e escapou do estigma de ser um goleiro que não defende pênaltis. Ao mesmo tempo, sufocou as críticas (injustas) de parte da torcida tricolor.
Com a vitória, o Grêmio passou para a fase semifinal da Copa do Brasil.
A classificação veio com sofrimento. Como tem acontecido, mais uma vez o time criou as oportunidades e não as aproveitou. Foi assim em Salvador e se repetiu na Arena, no campo castigado pelo chuva intensa que desaba sobre o Estado. Quase que o jogo não saiu em função das más condições do gramado.
O Bahia saiu na frente com um golaço de Everaldo, jogador criado na base gremista muito tempo atrás. O time gremista se perturbou um pouco, enquanto o Bahia cresceu explorando o nervosismo do time de Renato. Teve duas bolas na trave, arremates de Ademir, de grande atuação. O Grêmio teve uma, num chute de Suarez, por cobertura.
O goleiro Marcos Felipe estava se consagrando, a exemplo do que tem ocorrido com outros goleiros que enfrentaram o Grêmio. O jogo se encaminhava para uma derrota. Aí, Renato Portaluppi decidiu apostar em Ferreirinha. Predestinado, fez a jogada que resultou no empate, num chute de Villasanti, o melhor do time nessa partida. Ferreirinha é outro que a torcida , parte dela, despreza e quer ver longe da Arena.
Tudo poderia ter sido mais fácil, e menos doloroso, se Cristaldo tivesse convertido um pênalti que Bitello sofreu ainda no primeiro tempo.
Aliás, o Grêmio marcou apenas 4 dos 9 que teve a seu favor nesta temporada. Salvo engano.
Então, o time com aproveitamento tão ruim acabou conquistando sua vaga justamente nas penalidades máximas.
Nos pênaltis, Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André Henrique acertaram as cobranças do Grêmio; Bruno Alves e Bitello erraram. Cauly, Everaldo e Yago Felipe acertaram para o Bahia. Acevedo acertou a trave, e Grando brilhou pegando as cobranças Cicinho e Gabriel Xavier.
Acho que por um tempo esse pessoal vai esquecer Adriel.
O resultado garante mais R$ 9 milhões, em premiação que será paga pela CBF, e mantém o clube mobilizado na busca do hexa. A CBF ainda não divulgou a data e horário das semifinais.
BRIGA DE CACHORRO GRANDE
Que venha o Flamengo, nosso carrasco nos últimos tempos. Venceu por 2 a 0 ao Atletico PR. Será um grande duelo.