“O Grêmio tem a obrigação de vencer.” Esta é a frase que mais tenho lido e ouvido por aí, principalmente nos meios de comunicação.
É um peso enorme jogado sobre um time irregular, desentrosado, que está sendo formado em meio a um campeonato (repetindo erros do passados).
Aqui de trás da minha mesa no boteco eu declaro:
– O Grêmio NÃO tem obrigação de ganhar. Quem tem essa obrigação é o Inter, com seu time entrosado, suas estrelas e seu goleador admirável.
A obrigação dos jogadores é basicamente uma: dar tudo de si pela vitória, e mais um pouco. Jogar com raça, bravura, altivez, dignidade. Que honrem a camisa que vestem, a tradição e a grandeza do clube.
É essa a obrigação do Grêmio no clássico: jogar a morrer, orgulhando sua torcida. Se a vitória não acontecer, faz parte. O que não é aceitável é ver um só jogador que seja mostrando desinteresse, frouxidão, medo.
Cabe ao técnico Celso Roth e a sei mais quem dirigir-se aos jogadores dessa forma. Não cobrando ou exigindo vitória, mas empenho.
Entrar em campo obrigado a vencer um time forte como o do Inter é jogar um peso que esse time no momento não tem condições psicológicas de suportar.
O que a torcida quer, e ela quer a vitória, lógico, é ver um Grêmio digno, buscando o gol com valentia, nunca se intimidando dentro de sua própria casa.
O Grêmio pode até perder, faz parte do jogo, mas não pode nunca , se encolher perante sua torcida.
Já escrevi antes: nome por nome, no papel, na biografia, os dois times se equivalem. E isso já ficou demonstrado nos clássicos deste ano.
O Inter é o favorito. A obrigação de vencer é dele. Não do Grêmio.
Afinal, qualquer que seja o resultado, ainda há um longo caminho pela frente. Além de outro Gre-Nal.
Agora, que uma vitória neste domingo vai elevar a auto-estima gremista, que anda ao nível do rodapé ou do meio-fio da calçada, não resta a menor dúvida.
Já uma derrota dentro do Olímpico vai deixar tudo como está há muito tempo aqui por essas bandas: o Inter olhando o Grêmio de cima.
CONVOCAÇÃO
O texto a seguir é de Thiago Brum, do Blogremio, que reúne dezenas de abnegados blogueiros gremistas: