Depois da ressaca de duas frustrações seguidas:
1. Saúdo escalação de reservas contra o NH, amanhã, em NH, 18h30. Preserva titulares para o jogo que realmente interessa, contra o San Lorenzo. A lamentar apenas que raciocínio semelhante não tenha prevalecido para o Gre-Nal. Escalasse o time reserva, ou misto, e ainda corria o risco de vencer o clássico. Se perdesse, bem, teria sido o time reserva. Mas já passou.
Futebol é dinâmico. O importante é retirar dos fatos passados algo instrutivo para que erros iguais não sejam cometidos.
Saúdo esse time que está sendo anunciado:
Bruno Grassi; Kaio, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Jaílson, Ramiro, Pedro Rocha, Lincoln e Fernandinho; Bobô.
É a oportunidade de conferir se Kaio pode ser o lateral-direito, porque os atuais são fracos.
É a oportunidade para conferir se Thyere tem bola para jogar ao lado de Geromel.
É a oportunidade para ver esse Jaílson, que dizem ser muito bom.
Claro, é a oportunidade para rever Pedro Rocha e, principalmente, Lincoln, o esquecido por Roger Machado.
Por fim, algo indigesto: Fernandinho e Bobô. Fernandinho já deu o que tinha que dar. Só Roger mesmo acredita que ele pode entrar e mudar o panorama de um jogo.
Já o Bobô é uma alternativa interessante, desde que Roger consiga fazer o time mandar bolas para a área com alguma qualidade, nada chutões e chuveirinhos, o que me parece quase impossível pelo que já vimos.
Enfim , olho nesse jogo.
2. Confessem, ninguém apostava um centavo no Toluca. Eu pelo menos não apostava. Quando o Grêmio perdeu no México parecia o fim do mundo. Onde já se viu perder do Toluca? Continuo achando o Toluca um time médio, mas ainda assim, pelo jeito, superior aos demais. Ou do mesmo nível, só que com mais sorte nas conclusões.
O Grêmio levou 2 a 0, e teve um jogador a mais durante boa parte do jogo. Nada que não possa ser revertido aqui, na Arena, desde que não haja um Grenal na véspera para a direção determinar força máxima de novo e assim correr o risco de perder outro titular importante. Imaginem, perder o Geromel, o maior jogador do time no momento.
O Toluca chegou aos 7 pontos. Bateu a LDU fora no duelo das alturas.
O time mexicano está classificado. Resta saber se em primeiro ou segundo lugar. Sobra uma vaga para Grêmio, San Lorenzo e LDU.
Não arrisco nenhum palpite. Mas acho que o Grêmio tem time para vencer o San Lorenzo em Buenos Aires.
Desde que Roger Machado saiba escalar o time, montar o banco de reservas com sabedoria e fazer as substituições corretas.
Simples.