Renato, que conhece todas as manhas do vestiário, com pós-doutorado em malandragem no futebol, alertou seus comandados para evitar o clima de já ganhou em relação ao título gaúcho:
– Não quero ver ninguém andando diferente aqui.
É o jeito de Renato para neutralizar o salto alto.
Renato mostra que sabe por que venceu o clássico. Sabe que por detalhes o resultado poderia ser outro. Dessa vez os ventos sopraram a seu favor. Domingo, pode ser diferente.
O placar de um jogo ofusca tudo, ou quase tudo.
Eu não me iludo. Se a Juliana Paes olhar na minha direção, não terei a pretensão de pensar que é comigo. Ela estará mirando algum conhecido que se aproxima.
São anos de estrada. Aprendi a ficar na minha nessas situações de tantas vezes em que me atirei e paguei mico.
O Grêmio não pode pagar mico. Mas se facilitar o Inter complica e até pode fazer a festa no Olímpico. Os dois times se equivalem.
Lúcio foi bem claro hoje: se nós ganhamos lá, eles podem ganhar aqui.
Perfeito. Se todos os jogadores pensarem assim, ótimo.
É preciso lembrar como a vitória por 3 a 2 aconteceu.
O Grêmio começou melhor, surpreendeu o Inter. Aos poucos, o Inter começou a explorar contra-ataques. Até que num deles fez 1 a 0. E continuou ameaçando. Cheguei a escrever no twitter nesse momento do jogo que o Inter, a continuar assim, venceria o Gre-Nal.
Minutos depois de postar essa avaliação, Renan falhou e Viçosa, que já havia perdido dois gols, empatou. Foi um gol fortuito.
E o que aconteceu depois? O gol relâmpago de Leandro. Levar um gol dentro de casa, logo de saída, perturba, prejudica estratégias, tudo, enfim, o que foi combinado no vestiário.
O Grêmio, então, mandou no jogo. Aí, o Inter achou um gol. Leandro Damião empatou.
A propósito, Lúcio disse hoje que Damião é o jogador mais perigoso do Inter. É o que venho dizendo há horas. Marque bem o Damião que a vitória é certa. É simples, mas difícil de executar.
Por fim, outro gol achado, mas aí contando com a genialidade de Viçosa, que pegou o pobre Renan de surpresa. Mostrou excelente visão de jogo o jovem atacante, que agora só precisa ter calma para concluir com os pés.
Em resumo essa é a história do Gre-Nal. O Grêmio venceu, foi superior, mas teve algumas circunstâncias favoráveis. Algo que pode não ocorrer no segundo jogo.
Então, todo o cuidado é pouco. E que ninguém apareça andando diferente no Olímpico.
SAIDEIRA
O Santos tem interesse em Borges. Jogador de futebol é como político que perdeu eleição. Sempre arruma um cantinho legal. Não importa o que faça.
Que vá mandar pênalti para as nuvens na Vila Belmiro!
GORJETA
Ouvi o meu amigo Reche defendendo o Borges. Telefonei pra ele: indique pro Inter. Se o Rodrigo foi, pode ir o Borges…
Já pensaram? Borges no lugar do Damião.