Não fosse pela circunstância de sofrer o gol do Ituano nos acréscimos, o empate por 1 a 1 seria motivo de comemoração pelo que jogou o Grêmio, mais uma vez decepcionante, irritante.
O Ituano foi superior ao longo da partida. A derrota seria um castigo. Foram três bolas nas traves e duas ou três grandes defesas de Brenno, uma delas, aos 28 do primeiro tempo, foi espetacular.
Definitivamente, o momento do time gremista não passa pelo goleiro.
Repetindo: os laterais são fracos, o meio-campo é instável, sem criatividade ofensiva e fragilidade na marcação, e um ataque pouco criativo, que sucumbe diante de uma marcação forte como a dos times que se dão bem na série B.
O Grêmio, com o material humano que possui tem condições de ficar entre os quatro primeiros, mas não será fácil. Os jogos estão mostrando que alguns jogadores, em especial os mais jovens, não estão entregando o que deram a impressão de que poderiam dar.
Culpa deles ou do técnico, que não estaria conseguindo armar um time mais competitivo, forte e ao mesmo tempo criativo, rápido e efetivo nas conclusões.
Nesse jogo em Itu, diferente de outros jogos, o time não criou, mas deixou escapar vitórias por falta de pontaria. Desta vez, o goleiro quase não foi ameaçado. Nem lembro o nome dele. Seria um sinal de que o time caiu tanto que sequer ameaça o goleiro adversário?
Roger Machado teve oito dias para treinar. O resultado foi o que se viu.
Nas redes sociais o clima está pesado, tenso. Tem gente defendendo Roger (‘não seria bom trocar de treinador de novo’); outros querendo a cabeça de Roger e sugerindo nomes como o de Lisca (‘sabe tudo de segundona’); sem contar a legião que pede a volta de Renato (‘antes que seja tarde demais’).
Claro, sobra também para a direção, em especial o presidente Romildo e o vice Dênis, este com a cabeça na guilhotina por conta de suas frases um tanto folclóricas e dispensáveis.
O TREINADOR
Sobre o técnico, eu imagino que o pessoal da direção saiba avaliar o desempenho dele para decidir se o mantém ou não, e se outro treinador terá condições de tirar mais leite desse rochedo.
O TIME
Hoje, no meu Grêmio jogariam Brenno, Geromel, Bruno Alves, Lucas Silva, Villa Santi e DIego Souza.
Sobre Geromel, outra grande atuação, um exemplo para os demais jogadores. Mas ele falhou no gol do Ituano. Mal colocado, ele ‘tirou’ o impedimento do atacante Lucas Nathan. Acho que termina o jogo ele fica meio tonto de tanto corrigir erros dos companheiros.
Destaque para Diego Souza, que deve estar se perguntando ‘o que é que estou fazendo aqui?’, tamanha a ruindade ofensiva do time. Foi dele o gol ‘achado’ pelo Grêmio. Do meio pra frente o time é um misto de pobreza técnica e falta de inteligência para jogar futebol.
POST ANTERIOR
Comentários de torcedores sobre o empate gremista no post anterior. Vale a pena conferir.