Grêmio confirma volta à Série A sem dor. Mas com preocupação

O retorno à série A deveria ser mais tranquilo, sem maiores percalços, mas como se sabe tudo é mais doloroso para os gremistas.

Foi necessário repatriar o técnico Renato Portaluppi para garantir a classificação, ameaçada a partir do momento em que seu antecessor, Roger Machado, perdeu o controle do time.

Renato assumiu e também enfrentou algumas dificuldades, mas fez o time jogar melhor do que vinha jogando e alcançou os resultados que AGORA conduzem o clube de volta ao lugar de onde NUNCA mais deve sair.

O Grêmio venceu o Náutico no estádio dos Aflitos por 3 a 0, ao natural, sem maiores dificuldades, apesar do início um tanto distraído. Chegou aos 61 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo Ituano.

A vitória começou com um gol do Bitello, o melhor em campo. Ele fez também o terceiro gol e deu o passe para Lucas Leiva (único remanescente daquele jogo histórico), fazer o segundo.

O gol de Lucas é um dos raros em que o VAR tomou uma decisão favorável ao Grêmio desde sua implantação.

Sobre Bitello: se ele não for negociado para ‘fazer caixa’, o que é possível diante do futebol que apresentou na temporada, estará garantido no time principal do Grêmio. É impressionante o que evoluiu esse jovem meiocampista sob a orientação de Renato, o Lapidador de Talentos.

Vale o registro, por uma questão de justiça: Roger foi quem lançou o guri, insistindo com ele mesmo em meio a uma campanha com resultados preocupantes e atuações assustadoras.

Só por esse fato, Roger merece os agradecimentos da torcida tricolor. É o novo ‘legado’ de Roger para Renato.

Resta saber se Renato irá permanecer no clube. Fala demais…

Mas este é outro assunto.

2023

Jogadores que merecem continuar na próxima temporada:

os dois goleiros (o que não impede a contratação de um goleiro mais experiente, como Paulo Vitor e Vanderlei – goleiro da base gremista sofre até ser respeitado;

os dois zagueiros;

meio-campo: Villasanti, Lucas Leiva e Bitello;

atacantes: Diego Souza e talvez Biel, que tem bom potencial.